sábado, 14 de agosto de 2010

Introdução:
     Ao agirem nas células os agentes lesivos causam lesões irreversíveis ou mortecelular. As lesões dependem da natureza do agente agressor e da intensidade e duração do agressor.
    Se a morte celular acontece em nosso organismo e vem seguida de degradação enzimática dos componentes celulares por enzimas da própria célula leberados dos lisossomos após a morte celular, independente de ter aontecido morte no indivíduo ou morte focal no organismo vivo, neste caso é chamada necrose(por autólise).
   Já a apoptose é um outro tipo  de morte celular que acontece por um processo ativo em que a célula sofre contração e condensação de suas estruturas, fragmenta-se e é fagocitada por macrófagos vizinhos não ocorrendo a degradação enzimáticas dos componentes celulares (a autólise).
   Concluimos que a morte celular não pode ser usada como sinônimo de necrose já que a citada anteriormente é a morte seguida de autólise. Como também a palavra necrose não pode ser usada para indicar a morte celular que acompanha a morte do indivíduo, já que nacrose significa: MORTE CELULAR NO ORGANISMO VIVO.

       Fonte: Bogiolo -  Patologia geral 4° edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário