segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Hemorragia

     Definimos por hemorragia a perda excessiva de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria.A hemorragia abundante e não controlada pode causar a morte em um intervalo entre três a cinco minutos.
     Dependendo da extenção, do tamanho e da localização do sangramento, podemos classificar em :
     - Hemorragia Externa - visível porque extravasa para o meio ambiente, exemplos :ferimentos em geral,hemorragia das fraturas expostas,epistaxe(hemorragia nasa),otorragia.
     -Hemorragia Interna- O sangue extravasa para o interior do próprio corpo,dentro dos tecidos ou cavidades naturais,exemplos: trauma contuso,ruptura ou laceração de órgaõs de tórax e abdomen,hemorragia de músculos ao redor de partes moles.
     Os tipos de hemorragia são venosas-sangramento de coloração vermelho, em fluxo contínuo,sob baixa pressão.Pode ser considerada grave se a veia for de grosso valibre.Arterial-Quando há perda se sangue por uma artéria,o sangue tem coloração viva vermelho claro derramado em jato,conforme o batimento cardíaco,geralmente rápido e de difícil controle.Capilar-O sangramento ocorre por um leito capilar,possui coloração avermelhada,menos viva que a arterial e facilmente controlada.
     Os fatores determinantes da gravidade da hemorragia incluem:V oluma de Sangue,Calibre do vaso,Tipo de vaso lesado,Velocidade da perda sanguínea.
  Dentre os sinais de hemorragia estão: pulso fraco e ráoido,pele fria e pegajosa, pupilas dilatadas co reação lenta de luz,queda da pressão arterial,ansiedade,inquietação sede,nauseas vômito,respiração rápida e profunda,perda da consciência e poarada respiratóriae choque.
     Podemos ainda citar as hemorragias diminutas( de 1mm a 2mm),na pele,membranas,mucosas ou superfícies séricas que são as petéquias.Hemorragias maiores(> 3mm)chamadas púrpuras podem ocrrer secúndárias a trauma,inflamação vascular ou fragilidade vascular aumentada.Hemorragias subcutãneas maiores (> 1 a 2 cm)as chamadas equimoses são vistas após traumas.
     Os grandes acúmulos de sangue em uma outra cavidade corporal são denominadas: hemotorax,hemopericaárdio,hemoperitônio e hemartrose.
Fonte: Mário Lopes
          Maual de atendimento pré -Hospitalar-SIATE/CBPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário